O resultado acumulado do 3º trimestre de 2022 dos perfis de
investimentos da Syngenta Previ foram:
- Super Conservador: +3,24%;
- Conservador: +3,60%;
- Moderado: +5,05%;
- Agressivo: +5,82%.
O trimestre teve grande contribuição do mercado doméstico, em virtude da sinalização que o governo brasileiro, através do Banco Central (BACEN), trouxe o aperto monetário (aumento da taxa básica de juros para conter a inflação) que já deve ter se encerrado, diferentemente de outras regiões do mundo, como por exemplo os EUA, que iniciou o seu processo recentemente.
Com isso, o fluxo do investidor estrangeiro aumentou para o Brasil, favorecendo a bolsa de valores brasileira (Ibovespa), que no mesmo período entregou +11,66% de resultado. A renda fixa de longo prazo também se beneficiou com o movimento do BACEN e o mercado já começou a precificar uma possível redução da taxa de juros a partir de 2023, que contribuiu positivamente para o resultado dessa classe, o IMA-B 5+ (índice que mede a performance dos títulos públicos federais indexados pelo IPCA de longo prazo), que encerrou o período com 3,01% de resultado.
Essas duas estratégias (bolsa de valores brasileira e renda fixa de longo prazo), contribuíram para os resultados dos perfis de investimentos, com exceção ao perfil Super Conservador, que teve como contribuição o CDI (pós-fixado) e apresentou no período 3,31% de resultado.
Entenda os resultados dos investimentos em gráficos
Patrimônio Financeiro*: R$ 1.558.974.271
*Patrimônio com base nas posições dos investimentos.
Alocação Financeira por Perfil de Investimentos (%)
Alocação Financeira por Perfil de Investimentos e Segmento de Aplicação(%)
*Estruturado: Fundos Multimercado, Private Equity e Venture Capital
Rentabilidade por Perfil de Investimentos (%)
*IPCA – Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo: Indicador oficial para medir a inflação no país.
Risco (Desvio Padrão* – Ult12 meses)
*Desvio Padrão: Mede o risco através da dispersão dos resultados. Para a Syngenta Previ, através da dispersão das rentabilidades mensais por perfil de investimentos dos últimos 12 meses.